domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa!



Conto de Páscoa

Sentado na beira da calçada , com um ovo de chocolate pequenino nas mãos , olhar sério , aquele menino se pôs a imaginar. Havia muitas coisas que ele não entendia, por mais que tentasse.

Durante a semana toda, na escola, na rua , em casa , em todos os lugares só se ouvia falar de Páscoa , coelhinho e ovos de chocolate. A professora até colocou Jesus no meio da história, mas só aumentou a sua confusão; ele não conseguia organizar o pensamento. Jesus não é aquele que nasceu no Natal? Faz tão pouquinho tempo, e ele já morreu??!! 

Não, decididamente ele não entendia nada . Não sabia exatamente o que uma coisa tinha a ver com a outra. Afinal de contas, por que comemorar, se Jesus morreu? Por que os ovos são de chocolate? E o coelho, o que ele faz nessa história?

Complicaaadooo!!!! Separava somente as coisas que entendia , e sabia o que era..

Entendia que estava esperando ganhar um ovo bem grande, daqueles que tinha visto na televisão, embrulhado num papel brilhante e com um laço de fita vermelha , que não veio, e ele sabia por quê: o dinheiro não deu.

Ele sabia. Nem seu pai e nem sua mãe tinham prometido dar-lhe um ovo de páscoa; e ele sabia, também, que o coelhinho não o trazia para ninguém. Então, como é que ele poderia satisfazer a sua vontade de comer chocolate? Como ia passar o domingo de páscoa sem comer ovo de páscoa? E a idéia veio assim, de repente!!! Por que não???

Foi até o primeiro semáforo daquela movimentada avenida e, quando o sinal ficava vermelho ele se lançava entre os carros e ia pedindo: 

"Moço, dá um ovo de páscoa pra mim?"

"Senhor, poderia me dar um ovo de páscoa?" 

"Moça , dá um ovo de chocolate pra mim?" 

Assim, ia pedindo e ouvindo as mais esfarrapadas respostas, quando alguém respondia .

Até que, enfim, parou um carro velho, todo manchado de ferrugem. Dentro, um homem com cara de bravo ... Ele tomou coragem, foi até lá e arriscou o mesmo pedido: 

"Moço , eu quero um ovo de páscoa" .

E qual não foi sua surpresa quando aquele homem pegou, no banco do passageiro, um embrulhinho e lho estendeu pelo vidro.

"Brigado, moço!!!"

E saiu em disparada.

De volta à sua calçada, ele olhou o ovinho e sorriu feliz. Afinal, agora ele comemoraria a Páscoa.


Salve Jorge!

Dia de São Jorge - Santo Guerreiro.

Um dia desses, estava fotografando, um ensaio de um casal na praia, e encontrei estes meninos.
Meninos, que brincavam, ali, sem compromisso.
Assim que chegamos, na praia, já estava bem na hora do por do sol, e estávamos com muito pressa para não perder nenhum momento. Então, esses meninos, todos molhados e sujos de areia, chegaram perto e falaram
 - ''Tia, você tira uma foto nossa?''
 Então eu falei ;- Faremos um trato, vocês me ajudam? Eu preciso muito fazer esta foto do por do sol, e assim que acabar eu faço a de vocês! Combinado?
- Claro Tia! Oba... a Tia vai fazer uma foto nossa!!
Eles ficaram, bem quietinhos, e não deixaram ninguém, passar para não atrapalhar.
Agora meninos, segue a minha parte do combinado!
A foto de vocês, ficou linda!
São Jorge, proteja esses meninos, eles só precisam de carinho.


Lua de São Jorge
Composição : Caetano Veloso



lua de são jorge
lua deslumbrante
azul verdejante
cauda de pavão
lua de são jorge
cheia branca inteira
oh minha bandeira
solta na amplidão
lua de são jorge
lua brasileira
lua do meu coração


lua de são jorge
lua maravilha
mãe, irmã e filha
de todo esplendor
lua de são jorge
brilha nos altares
brilha nos lugares
onde estou e vou
lua de são jorge
brilha sobre os mares
brilha sobre o meu amor



lua de são jorge
lua soberana
nobre porcelana
sobre a seda azul
lua de são jorge
lua da alegria
não se vê o dia
claro como tu
lua de são jorge
serás minha guia
no brasil de norte a sul

























Grande beijo,
Monica Dantas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Educar dá trabalho... mas, vale a pena!

Educar dá trabalho! Escuto isso todos os dias. Mas, o que isso significa? Pesquisei e achei esta definição :
 ''Educar, segundo o dicionário significa: estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, de acordo com os ideais de uma sociedade determinada; aperfeiçoar e desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais de; ensinar; instruir; domesticar, adestrar. E educação, qual o significado? Instrução; civilização; formação das faculdades intelectuais; polidez, cortesia.''
Bom, o assunto é longo daria até para escrever um livro bem grande!
Enfim, toda vez que escuto isso, eu me pergunto, se o problema do mundo, não seria, resolvido se cada um de nos, fizéssemos a nossa parte. Já parou para pensar? E quando temos um filho? A educação é responsabilidade nossa ou da escola? Hoje trouxe este tema, pois tem me incomodado muito isso , ''a falta de educação das pessoas''.
Outro dia em uma conversa com, um grupo de amigos, escutei uma educadora falar o seguinte : ''A criança até os 7 anos de idade é uma perfeita esponja''- o meio onde vive, o que ela vê e escuta, ela acaba repetindo, então cabe aos pais, separar o que achamos adequado para nossos filhos, e aproveitar o momento. Outro dia, aqui em casa, vendo o jornal na TV, minha filha ouviu - É criminoso, discriminar... 
E aí, curiosa...- mãe, o que é isso? Discriminar? - Então eu fui lá, com toda paciência do mundo expliquei. E no final, dei exemplos da vida dela.
'' Minha filha, existem vários tipos de pessoas, umas brancas, outras negras, o amarelo, o que tem apenas uma perna, o que as duas pernas e não anda, o que não tem cabelo, aquele que é gordo, aquele que é magro, aquele que não pode ouvir, aquele que é tímido, o que é feio, o que é bonito, aquele que nasceu em uma família pobre, aquele que nasceu em uma família rica, o que não tem pai, o que não tem mãe, o que não tem ninguém, o que tem tudo...Querida, todos nos somos diferentes um do outro, não existem pessoas iguais no mundo. Então querida, não podemos dizer que alguém é melhor ou pior que o outro, só por que, é diferente.''
Enfim, acho que ela entendeu! Mas, se ela perguntar de novo, eu explico. Por que, este é um dever meu. Infelizmente tem coisas, que não em como fugir, e não se vende em um potinho no mercado. E se queremos, um mundo melhor, temos que fazer a nossa parte.
Algumas ilustrações que podem nos ajudar a educar nossos filhos e a nós mesmos, ou será que sabemos tudo?
Vamos brincar?
Imagine...

Um mundo sem preconceito.

             Se o lixo que a gente joga no chão voltasse ...

Se toda criança fosse amada e respeitada.


O ''menino que anda com cadeiras de roda'' 
 é legal, e pode, SIM ser feliz.
Que não precisamos de muita coisa para ser feliz.


Que não podemos falar tudo que vem a nossa cabeça,
 isso pode magoar as pessoas.


Uma palavra amiga, vale muitos pontos em nossa vida.

Que devemos respeitar o mais velho, um dia também chegaremos lá, ou pelo menos pretendemos.
Devemos cuidar do nosso planeta.



E por ultimo...

Infelizmente estes potinhos, ainda não estão a venda.
E se você reparou, eles estão vazios.
São conquistas.
 Se não houver muito esforço e dedicação, e bem difícil  conseguir encher.
 Ser bonito, chique, estudar em escolas de grife, comprar brinquedos e roupas caras,  e não ter nenhum potes destes cheios?
Devemos pensar...

Grande abraço,
Monica Dantas.




quinta-feira, 7 de abril de 2011

Perder um filho é uma das piores dores que um ser humano pode enfrentar.

Eu acordo de manhã, ligo a T.V. e a primeira noticia do dia....

Ex-aluno mata 11 a tiros em escola no Rio
Atirador também morreu. Segundo diretor de hospital, 13 pessoas ficaram feridas.
''Um homem de 23 anos entrou em uma escola municipal na Zona Oeste do Rio na manhã desta quinta-feira (7), atirou contra alunos em salas de aula lotadas, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime foi por volta das 8h30.''
Materia e foto retirada do G1 .

Então pensei, meu Deus, e se fosse com minha filha??
Hoje é um dia muito triste, onde muitas mães como eu irão se colocar no lugar daquelas mães que perderam seus filhos, e ficaram sem chão, sem entender o por quê...
Não tem o que falar, para aquelas mães, mas eu posso deixar aqui o meu sentimento e orar por todas essas vitimas da violência de todos os dias, sofrem anônimas, em silêncio....
Lembrei de uma entrevista da  Cristiane Torloni ...
Perder um filho é uma das piores dores que um ser humano pode enfrentar. Como você conseguiu se refazer dessa tragédia?
Christiane Torloni – Uma mãe que perde um filho ficará para sempre de luto. Não existe ex-mãe. Vai fazer 20 anos que o Guilherme morreu. É muito tempo. Mas a única coisa que mudou foi a minha capacidade de lidar com a dor. Você precisa continuar vivendo, dia após a dia, lutar para vencer um de cada vez. É a mesma filosofia dos Alcoólicos Anônimos: “só por hoje”.

''A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.

A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
 

A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...
 

TUDO BEM!


O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
 
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.

Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.''



Grande abraço,
Monica Dantas.